Menu

Image Map

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Dicas de estudo


  No primeiro post da semana, eu dei 5 dicas para se dar bem na escola! Se vc não viu clique aqui e acompanha as dicas que eu dei desde o começo. 
  Mas para se dar bem na escola, exige estudo! Muito estudo. Então preparei algumas dicas que irão facilitar na hora de estudar, que eu sigo e dá super certo.
  Vamos ver?

  Uma das coisas que me deixam horrorizada, é estudar em um local sujo ou desajeitado! Não consigo mesmo. O ideal é que vc tenha um cantinho para chamar de seu e que seja somente para estudos. As escrivaninhas são ideais, mas se lembre de deixar ela sempre arrumadinha, principalmente na hora dos estudos. Não suporto ver um monte de coisas do lado atrapalhando minha concentração, então geralmente deixo sempre limpinha e apenas com as coisas necessárias para estudar.

  Vença a tentação de mexer no celular, tablet, computador, notbook ou qualquer outro aparelho que tire a sua concentração!
  Este fator é importantíssimo e digo isto, porque eu mesma não vivo sem meu celular 1 segundo e se ele estiver no meu lado enquanto eu estudo, parece que ele fica me chamando pra mexer nele e largar o meu objetivo! DIGA NÃO À TENTAÇÃO kkk...
  Coloque esses aparelhos em lugares que não estejam visíveis aos seus olhos e bem longe de vc, senão vc acaba estudando coisa nenhuma! Experiência própria, ok?


  A iluminação do local em que vc estuda também é extremamente importante. Vc estudando num local com uma má iluminação, vai provocar que vc fique forçando a vista e isso pode provocar alguns males para o futuro, sem contar com a dor de cabeça que dá. Então invista numa boa iluminação e se isso não for possível, estude em períodos que sejam claros, como de manhã ou de tarde.

  Uma dica legal e que facilita muito é ter um caderno apenas para estudos em casa. É importante que vc organize as disciplinas nesse caderno, ou fichário, para na hora de estudar não misturar as coisas e se perder com as matérias.

  Prestar atenção na aula é a base para seus estudos em casa! Não vale a pena vc apenas escutar o que seu professor fala e pronto, está estudado! Não! O que seu professor explicar é a base mínima para depois em casa vc expandir o conhecimento. É bacana que vc tenha um caderno de anotações na aula. 
  Quando seu professor fala algo que vc acha importante, anote nesse caderno. Sei que é complicado escrever enquanto o professor fala, porque ninguém é máquina pra conseguir prestar atenção e escrever ao mesmo tempo. Mas isso é possível sim e ajuda muito na hora de estudar em casa, garanto!
  Chegando em casa é legal que vc passe toda essa "rabiscalhada" a limpo para o caderno da matéria. Além de ficar mais organizado, vc terá mais tempo para caprichar no visual da escrita.

  Eu sempre usei esta técnica e sempre deu certo! Destacar os pontos mais importantes com os marcadores ou canetas coloridas, ajudam muito na hora de estudar e vc acaba lembrando o que o professor falou na aula. Essas marcações facilitam na hora de procurar o tópico e ir "direto ao ponto".

  Se dedique mais nas matérias em que vc tem mais dificuldades!
  No meu caso, eu sempre tive mais dificuldade em matemática (acho que é assim com 99,9 adolescentes do brasil). Mas eu sempre tive a consciência de que matemática era a matéria que eu mais precisava de estudar. O segredo é fazer várias vezes o mesmo exercício até entrar na cabeça que é "assim" e não "assado" kkk.. mas é a mais pura realidade meus jovens.

  Para aqueles exercícios que vc demorou "séculos" pra conseguir resolver, ou mesmo aqueles que exigiram mais esforço, a dica é que vc faça um estrelinha, ou qualquer outro símbolo do lado do exercício. Pra quê isso?
  Dessa forma quando chegar na véspera das provas, ou no momento em que vc for estudar para tal matéria vc vai direto naquele exercício mais dificultoso e refaz várias vezes até entender. 

 Outra dica légal, é que vc faça resumo para estudar na véspera da prova! Desde que me entendo por gente eu faço isso e sempre dá certo, porque enquanto vc escreve vc vai gravando automaticamente. Organiza os tópicos da forma que vc entenda e no final leia várias vezes, isso ajuda muito!

  Se vc se sente confortável em estudar com música, ótimo! Eu não consigo então eu não escuto absolutamente nada enquanto eu estudo.
  Mas minha dica para vc que estuda com música, é colocar uma com linguagem estrangeira ou que vc não conheça para não roubar sua concentração. Mas isso vai muito de cada pessoa, também existem pessoas que conseguem estudar ouvindo músicas conhecidas, como eu falei, vai de como vc se sente mais confortável.

  Reunir vários conhecimentos em pró de um só objetivo, pode ser uma forma divertida e bacana de estudar.
  Vc pode reunir um grupo de pessoas e criar um grupinho de estudos. Durante tal dia da semana, esse grupo se reúne para estudar determinada matéria. Mas atenção, é estudar a "tal matéria" e não se reunir só pra sair de casa.
  É importante que vc escolha bem os membros do grupo e que todos saibam que hora de estudar é hora de estudar. Se todos estiverem com o mesmo objetivo, com certeza dará muito certo e todos aprendem compartilhando seus conhecimentos.

  E aí? Gostaram das dicas??? Espero que ajude bastante vc com os estudos e boa sorte com a nova temporada de aulas.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário